Projeto Folclore: A Lenda da Gralha Azul.



Olá amigos e amigas,

passando para compartilhar com 

vocês  esse trabalho sobre o FOLCLORE.

Trabalhei a Lenda da Gralha Azul.



A lenda da Gralha Azul é típica da região sul do Brasil, principalmente do estado do Paraná. A gralha azul é a ave replantadora da árvore símbolo do estado do Paraná: a araucária (tipo de pinheiro). De acordo com a lenda, a ave tem a missão divina de ajudar na disseminação desta árvore. Durante o outono, os bandos de gralhas azuis pegam os pinhões (frutos das araucárias) e os estocam no solo ou em pedaços de árvores apodrecidos no chão. Neste processo, favorecem o nascimento de novas árvores.
 

Vejam a Lenda...acho linda!!

Esse vídeo passei para os alunos : 
Lenda da Gralha azul - LÉIA CASSOL 
 


E esse outro que é lindo!!

"Gralhazinha Lala- Casa de Cultura (Letrinhas)"


Animação desenvolvida para a casa de cultura Letrinhas, acompanha um livro impresso e um audio book. O projeto da Gralhazinha Lala trabalha com a educação ambiental para crianças através da lenda paranaense da Gralha Azul. Ano: 2012.Animação Estudio Barracão/ Ilustração: Gabriela Fontes- Pepper Box Studio.






 Gralha Azul para montarmos com os alunos.
É bem fácil!!




Modelo da Gralha:



 Espero que tenham gostado.
Deixem um recadinho...
Se tiverem


, não deixem de curtir a pagina do Ler com Prazer
e se quiserem participem do Grupo do Ler com Prazer no face.

Beijocas

7 comentários:

vendedor de ilusão disse...

Sabe, Del?... Essa postagem é, sem dúvida, além de atrativa, muito instrutiva, porém não deixou de causar a mim certa tristeza, pois, em meu tempo, professora nenhuma do curso primário deixou saudade, ao contrário, me dá aversão só em lembrar... E, ao julgar pela postagem, dá pra imaginar como você deva tratar os seus alunos... Oh, criançada feliz!... É!... É isso, mesmo! São uns felizardos... Ah, se fosse comigo... Garanto que nunca me esqueceria de você, pode estar certa!
Beijos.

Lis disse...

achei super legal. vou contar essa historia amanhã. obrigada.

Unknown disse...

Adorei, vou contar essa história aos meus alunos.

Cleane disse...

parabéns esta muito bom essa lenda!

Claudia Chagas disse...

Linda essa lenda! Amém

Unknown disse...

Eu amei a história o vídeo da Gralha Azul. Obrigada!

ROSIMIRA disse...

Muito objetivo , adorei .

Postar um comentário

Obrigada pela sua visita! Deixe o seu recadinho...
(não se esqueça de deixar seu endereço de e-mail, para que eu possa responder).

A todos que me visitarem...

Se desejar copiar as sugestões aqui postadas,
fique à vontade, mas por favor mantenha
os créditos das mesmas para que esse
blog continue com seu propósito: o de ajudar.
Caso você coloque as informações em seu
blog, não esqueça de mencionar de onde
copiou, ok? As imagens que, porventura
não estiverem assinadas, foram coletadas
na internet e possuem apenas caráter
ilustrativo, não há intenção de violar
os direitos autorais. Sendo assim, peço
aos autores que se pronunciem para
que sejam dados os devidos créditos.